Mundo Animal

Você sabe por que os gatos ronronam? Veja o que dizem os veterinários

Os gatos aprendem a ronronar com poucos dias de vida. O som característico que, em geral, para os humanos significa que eles estão bem. Porém, há mais do que um som por detrás disso. Os veterinários sugerem que, quando os gatos começam a ronronar alguns dias após o nascimento, o som é uma maneira de dizer às mães que eles estão lá e estão bem, segundo estudos. É também um mecanismo para estreitar os laços com as mães.

No entanto, eles continuam a ronronar quando eles entram na idade adulta. Muitos sugerem que um gato ronrona por contentamento e prazer. Mas um gato também ronrona quando ferido e com dor. O som, com uma vibração de baixa frequência, é um “mecanismo natural de cura”, sugere a pesquisadora Elizabeth Von Muggenthaler.

Um estudo publicado na revista Scientific American investiga essa visão: os gatos também ronronam quando estão “sob pressão”, por exemplo, durante uma visita ao veterinário. A diferença entre esse som e os outros feitos pelos gatos é que eles são produzidos durante todo o ciclo respiratório, ou seja, durante a inspiração e a expiração.

E a frequência está entre 25 e 150 Hertz. “Vários pesquisadores mostraram que frequências sonoras nessa faixa podem melhorar a densidade óssea e promover a cicatrização”, explica a revista.

Sobre autor

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment