Bem Estar

Você acorda cansado? Descubra os motivos e saiba como melhorar

Você dorme de sete a oito horas quase todas as noites, mas acorda cansado pela manhã ou fica sonolento durante a maior parte do dia? Geralmente, isso acontece por causa de um estado elevado de inércia do sono, um processo circadiano que modula a memória, o humor, o tempo de reação e o estado de alerta ao acordar, segundo especialistas do sono.

Algumas pessoas apresentam desempenho prejudicado e sonolência nesse período após desligar o alarme pela primeira vez. Os efeitos da inércia do sono, geralmente, desaparecem após 15 a 60 minutos, mas podem durar até algumas horas.

A inércia do sono prejudica as habilidades cognitivas como o pensamento avaliativo, tomada de decisões, criatividade e uso de regras, e piora quanto mais privada de sono uma pessoa é.

Mas mesmo que o seu trabalho não esteja salvando vidas ou dirigindo um caminhão durante à noite, experimentar a inércia do sono por horas ainda pode afetar sua qualidade de vida.

Mas há formas de melhora isso. Uma delas é usando o “dois Qs” – quantidade e qualidade, disse o especialista em pulmão e sono Raj Dasgupta, professor clínico associado de medicina da Keck School of Medicine da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos. “Se você está tendo uma boa quantidade de sono, a próxima pergunta é: ‘Estou tendo um sono de boa qualidade?’”

Dasgupta sugeriu consultar um especialista em sono, que pode verificar se há um distúrbio do sono subjacente ou primário. Mas existem outros fatores mais facilmente modificáveis ​​que podem estar interferindo nos processos de restauração e recuperação – como consolidação da memória de regulação hormonal e regulação ou processamento emocional – que precisam acontecer durante o sono.

Veja alguns fatores causadores desse distúrbio:

-Fadiga;
-Estilo de vida sedentário;
-Ansiedade ou depressão;
-Sono insconscistente;
-Desidratação;
-Problemas de sono do parceiro;
-Ambiente ou rotina de sono ruim;
-Distúrbio do sono.

Sobre autor

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment