Bem Estar

Saiba quais fatores impactam na qualidade vida e saúde mental no trabalho

Muitas vezes, o ambiente de trabalho tem sido apontado como um dos responsáveis pelo adoecimento das pessoas. Recentes pesquisas tem apontado que as pessoas se queixam da carga de trabalho elevada e comentam como o clima organizacional ruim pode impactar no seu bem-estar. Nada de novidade!

Segundo jovens, profissionais que ocupam cargos de média gestão e alta liderança, o ambiente tóxico e a carga de trabalho é o que mais impacta na qualidade de sua saúde mental no ambiente de trabalho. Esses fatores são os grandes responsáveis pela mudança na qualidade da saúde mental.

Para entendermos melhor o que isso significa, vamos olhar para alguns números: a pesquisa da Carreira dos Sonhos, do Grupo Cia de Talentos escutou 98.355 pessoas sobre questões relativas à carreira e ao trabalho.

Dos entrevistados, 78.684 eram jovens profissionais, 12.786 eram da média gestão, e 6.885 da alta liderança. Diante da pergunta já citada, a alternativa “ambiente tóxico”, que incluía bullying e assédio moral, aparece como o principal fator para os jovens (28% dos votos) e para a alta liderança (18%). Esses dois também concordaram que a carga de trabalho elevada pesa na qualidade da saúde mental, indicando esse item como o segundo principal.

Na avaliação da média gestão, a ordem se inverte: 19% dos votos para carga elevada e 18% para ambiente tóxico. E, quando olhamos para a terceira causa mais mencionada, temos uma variação: os jovens acham que a falta de clareza na definição das funções e objetivos prejudica a saúde mental, enquanto os dois outros grupos apontam a questão da empresa ter líderes despreparados.

Levando em conta o cenário dos últimos tempos percebe-se que independentemente das funções, das responsabilidades e do nível de senioridade, todos parecem estar sobrecarregados; a percepção sobre o clima organizacional não se restringe ao ambiente físico; as diferentes gerações parecem compartilhar as mesmas dores.

Outras análises podem ser feitas a partir desses dados, mas a mensagem que fica é a de um apelo grande para as empresas: as pessoas precisam de cuidado. Seja no modelo presencial, seja no remoto, seja no híbrido, as pessoas precisam de segurança psicológica, de orientação e de suporte.

A conclusão dos especialistas em pessoas é que muitas coisas mudaram nos últimos tempos e, naturalmente, nosso bem-estar foi impactado, porém existe algo que é constante nas empresas dos sonhos, aquelas que prosperam e crescem: o olhar atento sobre o fator humano.

Sobre autor

Nossa Radio USA - News

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment

EnglishPortuguese