Bem Estar

Pratique futebol e tenha uma melhor qualidade de vida

O futebol é um esporte de alta intensidade, que traz ganhos cardiovasculares e musculares, além de trabalhar a coordenação, o equilíbrio e a agilidade. “A prática do futebol vai proporciona alguns benefícios, principalmente, o condicionamento físico cardiovascular. Ela também acaba fortalecendo bastante a musculatura de membros inferiores por que é um esporte que se corre em alta intensidade”, afirma o professor e preparador físico Marcio Atalla.

Em tempos de Copa do Mundo, para a maior parte da população que pratica a arte do futebol amador é necessário abordar alguns cuidados básicos para garantir a qualidade vida e previnir lesões dos chamados “atletas de fim de semana”. Os médicos de esporte alertam para que seja feito um check-up antes de começar a praticar as “peladas” esporádicas na semana e, também, fazer alogamentos antes e após as partidas. Alongar deixa o  músculo com uma força elástica maior e mais flexível. Isso faz com que a articulação tenha mais amplitude e que os movimentos sejam mais suaves. Quando você não faz isso, fica com musculatura contraída, o que acaba dificultando o movimento e favorece problemas musculares.

Os especialistas  apontam que os benefícios do futebol para a saúde são sentidos a longo prazo. No entanto, dependem da regularidade da atividade física. Segundo pesquisas, além de todos aqueles benefícios em relação às doenças coronarianas, que é a maior causa de mortalidade no mundo, a prática melhora o colesterol, função pulmonar, pressão arterial, diabetes, mexe com a imunidade, deixando o corpo mais resistente às infecções.

Além dos benefícios físicos, o futebol também traz impactos positivos sociais e emocionais, provocando benefícios tanto para o cérebro quanto para a mente, de acordo com o neurocirurgião e neurocientista Fernando Gomes, que é professor livre docente do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ele afirma que “o esporte é capaz de liberar substâncias extremamente importantes para o bom funcionamento da mente, como a adrenalina, a endorfina, a serotonina, e também fatores que estimulam a formação de novos neurônios e também o circuito neural relacionado com o processo de aprendizagem e memória”. Gomes explica que um dos benefícios do futebol é o desenvolvimento da inteligência corporal-cinestésica, associada ao equilíbrio e coordenação.

Sobre autor

Nossa Radio USA - News

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment

EnglishPortuguese