Covid-19 Destaques

Polícia do Canadá prende parte dos caminhoneiros que bloqueiam fronteira com os EUA em protesto antivacina

A polícia do Canadá disse neste domingo (13) que prendeu parte dos caminhoneiros que bloqueavam há praticamente dois dias, uma importante rota comercial na fronteira com os Estados Unidos.

Eles se manifestam contrários às restrições da Covid-19 no país – que exige a apresentação de passaporte de vacina para cruzar a fronteira.

Na véspera, as autoridades entraram em ação para se fazer cumprir uma ordem judicial que liberava a passagem da Ambassador Bridge.

“As ações continuam na área do protesto e prisões estão sendo feitas”, escreveu a polícia canadense em um comunicado. “Veículos estão sendo rebocados. Por favor, continuem evitando a área.”

Não há, até a última atualização desta reportagem, um balanço oficial das prisões.

No sábado (12), a polícia canadense começou a operação para a retirada dos caminhoneiros que bloqueiam a fronteira com os Estados Unidos em uma manifestação antivacina.

A ponte que liga os dois países está bloqueada há pelo menos cinco dias, e a ação policial começa a ocorrer mais de 12 horas depois que a Justiça ordenou o fim do bloqueio.

A Ambassador Bridge é a passagem de fronteira terrestre mais movimentada da América do Norte. Cerca de 15 caminhões, carros e vans bloquearam o tráfego em ambas as direções

“Pedimos a todos os manifestantes que ajam dentro da lei e de forma pacífica”, disse a polícia de Windsor em um tweet.

A província de Ontário, no Canadá, declarou estado de emergência nesta sexta-feira (11), em meio aos protestos de caminhoneiros em andamento contra as exigências relacionadas à Covid, disse o governador Doug Ford a repórteres.

“Convocarei uma reunião com outras autoridades legais para decretar urgentemente ordens que deixarão claro que é ilegal e punível bloquear e impedir o movimento de mercadorias, pessoas e serviços ao longo de uma infraestrutura importante.”, disse Ford em uma coletiva de imprensa.

Ford também prometeu novas ações legais contra os manifestantes, incluindo multas e possível prisão por descumprimento das ordens do governo.

Sobre autor

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment