Bem Estar

Qualidade do sono influencia diretamente na saúde; veja o que dizem especialistas

Para quem deseja manter em dia a saúde física e mental é necessário muito mais do que observar as suas horas de sono. Um novo estudo realizado pela  Brigham and Women’s Hospital, de Massachusetts, revela um problema ainda mais profundo, que não é resolvido permanecendo por mais tempo na cama.

Agora, a recomendação de dormir de sete a nove horas por noite é analisada no quesito qualidade versus quantidade. Os especialistas responsáveis pelo estudo, descobriram que, mesmo que você aumente as suas horas de sono, a sua saúde ainda pode estar em risco. “Dormir o suficiente é parte da equação, mas precisamos ter um sono de qualidade”, disse a Dra. Rebecca Robbins.

De acordo com a pesquisa, muitos americanos não têm essa parte da equação. De fato, apenas 28% das pessoas que participaram do estudo relataram altos níveis do que é chamado de sono restaurador. “O sono restaurador é uma sensação de acordar e sentir que você pode aproveitar o dia”, disse Robbins. “Ter dormido bem, então seu desempenho cognitivo melhora, seu humor melhora, sua saúde física melhora.”

Robbins liderou uma equipe internacional de pesquisadores analisando esses dados. Ela disse que, durante anos, os estudos do sono se concentraram apenas na duração do sono. Ao focar na qualidade do sono, ela acredita que eles descobriram um problema mais profundo. Segundo ela, não ter um sono de boa qualidade e restaurador pode afetar a saúde corporal e cerebral.

A especialista aponta que, ultimamente, os roubadores de sono são muitos. A pandemia, os desafios econômicos, o estresse e a ansiedade de modo geral trazem uma turbulência global e impactam a qualidade de vida da sociedade.

Pesquisas mostram que pessoas que, consistentemente, têm menos de seis horas de sono de qualidade por noite são duas vezes mais suscetíveis a resfriados e gripes. O sono de baixa qualidade também pode afetar a pressão arterial e o risco de acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco. E há evidências crescentes de que o sono também desempenha um papel na saúde do cérebro.

Dicas para dormir melhor:
-Desligue eletrônicos e relaxe o seu cérebro;
-Faça algo relaxante antes de dormir;
-Pratique atividade física durante o dia;
-Crie um intervalo entre a sua última refeição e a hora de ir pra cama.

Sobre autor

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment