Bem Estar

O que fazer quando você acordar antes do despertador? Especialistas dão as dicas

Muitas pessoas temem o som estridente de um despertador, sinalizando o início de um dia de trabalho agitado. Outros desejam que já não estivessem acordados e que o som os tivesse acordado.

Alguns especialistas em sono dizem que acordar minutos ou até horas antes do alarme não é um fenômeno novo, mas pode causar um desconforto incrível às pessoas. Os fatores de estresse adicionais da pandemia incrementaram ainda mais as lutas coletivas para dormir.

Mais de um terço dos moradores dos Estados Unidos dorme menos horas, por noite, do que a recomendação mínima de sete horas, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde, estudos em todo o mundo mostram que de 10% a 30% da população luta contra a insônia, definida como a dificuldade consistente em adormecer e a incapacidade de voltar a dormir depois de ir para a cama.

Aqueles que sofrem de insônia podem ter uma combinação de “despertares noturnos” e o que é categorizado como “despertar de manhã cedo”, de acordo com um estudo de 2009 do Centro de Pesquisa de Epidemiologia do Sono de Stanford e outras universidades.

O estudo apontou que algumas pessoas podem experimentar despertares precoces sem outros sintomas de insônia, como “dificuldade em iniciar o sono”, “despertares noturnos” e “sono não restaurador”, o que significa que o sono não é substancial, mesmo com as horas recomendadas.

“É um pouco mito que a insônia é apenas sobre adormecer. Uma queixa comum é a sonolência excessiva e acordar e sentir-se muito pouco revigorado”, disse a especialista em sono Rebecca Robbins, instrutora da Divisão de Medicina do Sono da Harvard Medical School.

Embora os tratamentos de insônia incluam terapia cognitivo-comportamental e medicamentos, outras dicas diárias podem ter um impacto nos despertares matinais. Um distúrbio agudo do sono pode estar em jogo para alguém que não sofre de insônia crônica, mas acorda cedo.

“O sono é um artefato de nossa vida acordado”, disse Robbins. Se você está passando por dificuldades, traumas ou algo perturbador acontecendo, esses eventos podem influenciar no nosso sono”.

O constante acordar antes do despertador tocar é combinado com uma imensa frustração por não voltar a dormir. O estresse pode parecer desgastante, tendo mais precedência do que o problema inicial do sono.

Dicas do que fazer quando você desperta antes do relógio:
         1- Não olhe o relógio ou telefone: Se você acordar de repente – no que parece ser a madrugada – resista a verificar o relógio. Descobrir que são às 3 da manhã, quando você ajusta o alarme para as 7 da manhã, pode aumentar o estresse sobre as horas de sono que você esperava alcançar;

2- Sai da cama: Então, paradoxalmente, os especialistas dizem para sair da cama. Sim, mesmo às 3h da manhã. Abandone a ideia de voltar a dormir;

3- Registre o que funciona e o que não funciona: Registre não apenas os momentos em que você foi para a cama e acordou em uma determinada noite, mas também as técnicas calmantes, fatores ambientais – e até rotinas de nutrição e exercícios que parecem ajudar a dormir.

 

 

About the author

Nossa Rádio

Add Comment

Click here to post a comment

Anúncios