Bem Estar

Minimize os fatores de riscos das doenças cardíacas

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, levando cerca de 18 milhões de vidas a cada ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A conscientização sobre medidas preventivas que contribuem para reduzir os riscos de problemas como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC) são indispensáveis para a melhoria da qualidade de vida.

Alimentação inadequada, sedentarismo, abuso de álcool e tabagismo são alguns dos mais relevantes fatores de risco comportamentais para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Especialistas afirmam que, embora os fatores de risco sejam conhecidos há décadas, a mudança de hábitos pela população ainda é um desafio.

A indicação de atividades físicas, como caminhar por meia meia hora por dia, cinco ou quatro vezes por semana é o que as sociedades americana e brasileira de cardiologia preconizam para a prevenção. Uma dieta saudável e cuidar dos fatores de risco, como não fumar também são observados. Esse cuidados são conhecidos há décadas, mas difícil é executar.

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alerta que os efeitos dos fatores comportamentais de risco podem se manifestar em indivíduos por meio de pressão arterial elevada, glicemia alta, altos níveis de gordura na corrente sanguínea, sobrepeso e obesidade.

De acordo com a Opas, esses fatores de risco intermediários podem ser mensurados em unidades básicas de saúde e indicam um maior risco de desenvolvimento de ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiência cardíaca e outras complicações.

Parar de fumar, reduzir o consumo de sal, acrescentar frutas e vegetais à dieta, realizar atividades físicas regulares e evitar o uso excessivo de álcool são alguns dos hábitos comportamentais que podem diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Já o tratamento adequado e acompanhamento regular de problemas como diabetes, hipertensão e colesterol alto pode ajudar na prevenção de complicações como ataques cardíacos ou AVC.

Sobre autor

Nossa Radio USA - News

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment