Bem Estar

Extrato da jabuticaba ajuda na prevenção de gordura no fígado e pré-diabetes

O extrato feito da casca da jabuticaba pode ser capaz de prevenir a pré-diabetes e diminuir o acúmulo de gordura no fígado, condição conhecida como esteatose hepática, segundo pesquisadores do Instituto de Biologia de Campinas (Unicamp).

A jabuticaba é uma fruta natural da floresta atlântica e grande parte de seus principais nutrientes se encontram na casca. O extrato foi criado em parceria com a Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp.

Para a realização do teste foram usados 70 ratos de laboratório, separados em 7 grupos de 10. Eles foram divididos por idade, dietas e administração do extrato de casca de jabuticaba em duas quantidades diferentes.

Constatou-se que nos ratos envelhecidos, que receberam o extrato e uma dieta gordurosa — com até 5 vezes mais gordura do que o recomendado —, a quantidade de colesterol ruim (LDL) foi, significantemente, menor do que nos ratos que não tiveram contato com o extrato.

Essa quantidade mais baixa de colesterol foi parecida com as taxas encontradas em ratos mais jovens, que não receberam o extrato da casca de jabuticaba.

Além disso, os fígados dos ratos envelhecidos com dieta gordurosa que usaram o extrato demonstraram menor quantidade de gordura do que os que não usaram.

Também foi constatado que maiores quantidades de extrato fizeram com que o acúmulo de gordura fosse ainda menor, equalizando-o aos fígados dos ratos jovens com dieta normal.

Os ratos que ingeriram o extrato também apresentaram menores quantidades de açúcar no sangue em comparação com os que não ingeriram.

Tanto a gordura no fígado quando a pré-diabetes, que é caracterizada por um nível elevado de açúcar no sangue, podem ser causadas pela má alimentação, entre outras causas.

A casca da jabuticaba é a parte em que os principais nutrientes da fruta se encontram, mas o alimento como um todo traz diversos benefícios para a saúde, tais como: os antioxidantes, que atuam na proteção das células; vitamina C, que  fortalece o sistema imunológico e colabora para a formação de colágeno e ácido fólico (Vitamina B), um dos responsáveis pela formação de proteínas estruturais e da hemoglobina, presentes no sangue.

Sobre autor

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment