Destaques Imigração

EUA prendem 210.000 imigrantes na fronteira com o México em março

Autoridades de fronteira dos Estados Unidos prenderam 210.000 imigrantes que tentavam cruzar a fronteira com o México em março, o maior número mensal em duas décadas, ressaltando os desafios para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nos próximos meses.

O total de março é um aumento de 24% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando 169.000 migrantes foram capturados na fronteira, quanto a migração deixou milhares de crianças desacompanhadas presas em estações lotadas de patrulha de fronteira por dias enquanto aguardavam colocação em abrigos sobrecarregados administrados pelo governo.

Biden, um democrata que assumiu o cargo em janeiro de 2021, prometeu reverter muitas das políticas de imigração linha-dura de seu antecessor republicano, o ex-presidente Donald Trump, mas tem lutado tanto operacional quanto politicamente com o alto número de tentativas de travessias.

Os republicanos, que esperam ganhar o controle do Congresso dos EUA nas eleições intercalares de 8 de novembro, dizem que a reversão de Biden das políticas da era Trump encorajou mais imigração ilegal. O governo Biden alertou que esse número pode aumentar ainda mais depois que as autoridades de saúde dos EUA disseram que encerrarão uma ordem de fronteira relacionada à pandemia, até 23 de maio.

A ordem, conhecida como Título 42, permite que solicitantes de asilo e outros migrantes sejam rapidamente deportados para o México para impedir a propagação da Covid-19.

Embora mais da metade dos migrantes encontrados na fronteira EUA-México nos últimos meses tenham vindo dos tradicionais países de origem do México, Guatemala, Honduras e El Salvador, há também pessoas chegando cada vez mais de lugares mais distantes, incluindo Ucrânia e Rússia. Autoridades dos EUA estão se preparando para até 18.000 encontros de imigrantes por dia nas próximas semanas, mas também estão se preparando para aumentos menores.

Os 210.000 imigrantes presos em março, um número tornado público em um processo judicial na noite da sexta-feira (15), é o maior total mensal registrado desde fevereiro de 2000, de acordo com estatísticas da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA que datam de 2000. Outros 11.000 imigrantes tentaram entrar em um cruzamento legal ao longo da fronteira sudoeste em março sem visto ou permissão válidos, segundo o processo judicial.

Aproximadamente metade dessas pessoas foram expulsas sob a ordem do Título 42, disse o processo judicial.

Sobre autor

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment