Covid-19

EUA limita indicação da vacina da Janssen contra a Covid-19

A Food and Drug Administration, agência reguladora dos EUA, anunciou que está limitando a autorização de uso emergencial da vacina Johnson & Johnson (Janssen) contra a Covid-19, indicando para pessoas com 18 anos ou mais que tiveram algum tipo de reação a outras vacinas, ou para aqueles que, por escolha pessoal, optem pelo imunizante.

A FDA disse em um comunicado que a mudança está sendo feita devido ao risco de uma condição de coagulação rara e perigosa chamada trombose com síndrome de trombocitopenia (TTS) após o recebimento da vacina.

“Temos monitorado de perto a vacina Janssen contra a Covid-19 e a ocorrência de TTS após sua administração e usamos informações atualizadas de nossos sistemas de vigilância de segurança para revisar os EUA”, disse Peter Marks, diretor do Centro de Avaliação e Avaliação Biológica da FDA, em um comunicado.

“Reconhecemos que a vacina Janssen ainda tem um papel na atual resposta à pandemia nos Estados Unidos e em toda a comunidade global. A ação de hoje demonstra a robustez de nossos sistemas de vigilância de segurança e nosso compromisso em garantir que a ciência e dados orientam nossas ações.”

A FDA diz que determinou que os benefícios da vacina J&J superam os riscos para certas pessoas. Exemplos de pessoas que ainda podem receber a vacina incluem:

Aqueles que tiveram uma reação alérgica grave a uma vacina de mRNA, como as da Pfizer/BioNTech ou Moderna;

Aqueles com preocupações pessoais sobre as vacinas de mRNA que não estariam vacinados sem a vacina Janssen;

Aqueles com acesso limitado a vacinas de mRNA da Covid-19.

Na última quinta-feira, mais de 18,7 milhões de doses da vacina J&J foram administradas nos EUA, de acordo com o CDC. Daqueles que são considerados totalmente vacinados, 7,7% receberam essa vacina.

Após uma reunião em dezembro, o comitê consultivo de vacinas do CDC emitiu uma recomendação atualizada sobre a vacina da Johnson & Johnson, dizendo que faz uma “recomendação preferencial para o uso de vacinas de mRNA da Covid-19 sobre a vacina com vetor adenoviral da Janssen em todas as pessoas com idade igual ou superior 18 anos nos Estados Unidos.”

O comitê citou as mesmas preocupações sobre a TTS.

Tanto o CDC quanto o FDA recomendaram anteriormente uma pausa no uso desta vacina sobre relatos de TTS. A pausa foi suspensa, mas esse movimento veio com um aviso sobre os raros eventos de coagulação.

A Johnson & Johnson disse em um comunicado na época: “A segurança e o bem-estar das pessoas que usam nossos produtos são nossa prioridade número um. Estamos cientes de um distúrbio extremamente raro envolvendo pessoas com coágulos sanguíneos em combinação com plaquetas baixas em um pequeno número de indivíduos que receberam nossa vacina contra a Covid-19. 

Temos trabalhado em estreita colaboração com especialistas médicos e autoridades de saúde e apoiamos fortemente a comunicação aberta dessas informações aos profissionais de saúde e ao público”.

Sobre autor

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment