Imigração

EUA devem deportar mais 150 brasileiros esta semana

Depois de um mês, o processo de deportação de brasileiros através de voos fretados pelo governo dos Estados Unidos vai recomeçar. De acordo com o Departamento de Segurança Interna (DHS, sigla em inglês) um Boeing 737-400 da Swift Air já está agendado para levar 150 brasileiros de volta ao Brasil nesta semana.

O cronograma apresentado pelo DHS mostra que a aeronave deve partir do aeroporto de Phoenix-Mesa, no Texas, no dia 13 de maio, e fará uma parada em Georgetown, na Guiana. Depois, o voo seguirá para o Brasil. O destino final é a cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Estes voos são coordenados pelo DHS e têm o objetivo de transportar brasileiros que são detidos após atravessarem, ilegalmente, a fronteira dos EUA com o México e que não podem solicitar asilo. Este processo de deportação se intensificou durante a administração do ex-presidente Donald Trump. Até o momento já foram registrados mais de cinquenta voos como esse.

De acordo com o site www.aeroin.net Minas Gerais foi escolhido como destino dos deportados por ser o estado com maior número de imigrantes indocumentados nos EUA.

A prática tem sido bastante criticada pelas autoridades brasileiras e defensores dos direitos humanos. Isso porque os passageiros são algemados sob a alegação de que se trata de medidas de segurança. Quando chegam ao Brasil, eles são entregues à Polícia Federal e antes de serem liberados, são identificados e é feita uma triagem.

A maioria dos brasileiros deportados, relatou que sofreram abusos durante o tempo de detenção. Entre os relatos, estão pessoas que passaram fome, foram proibidas de tomar banho, não tinham acessos a higiene básica e foram privados de atendimento médico.

Sobre autor

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment