Bem Estar

Enxaqueca ou simples dor de cabeça? Diferencie e livre-se delas

Você sabe diferenciar uma simples dor de cabeça de um quadro de enxaqueca?  Dor de cabeça, sensibilidade à luz, cheiros ou barulhos, náuseas e vômitos, incômodo visual, formigamento e tonturas, são alguns dos sintomas de quem sofre de enxaqueca, que é uma doença neurológica, genética e crônica.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta a enxaqueca como a segunda maior causa de incapacidade em todo o mundo, e a primeira nos países da Europa ocidental e Austrália.

Diferenciar a enxaqueca da dor de cabeça comum pode ser fundamental para amenizar os sintomas e prevenir novas crises. Segundo especialistas, pode-se resumir que a enxaqueca é um distúrbio do processamento neurossensorial.

Esse distúrbio é cíclico, ou seja, ele acontece em crises e pode se tornar crônico com uma frequência muito maior. A fisiopatologia da enxaqueca é uma disfunção na forma como funcionam alguns centros que regulam a percepção como da dor, por exemplo.

De acordo com pesquisas recentes, cerca de 15% da população do mundo tem enxaqueca, coisa de um bilhão de pessoas. No Brasil, 31 milhões de pessoas sofrem com enxaqueca. Esse adensamento no mundo é bastante parecido com o Brasil.

Quando o assunto é a enxaqueca crônica, aquela que a pessoa tem 15 dias ou mais de dor por mês, ela passa mais tempo com dor do que sem. No Brasil, a taxa é mais comum do que no resto do mundo, em torno de 5% da população. A enxaqueca pode ser classificada de maneiras distintas. Basicamente, é possível separar a enxaqueca com aura e sem aura, segundo os especialistas.

A enxaqueca com aura acomete mais ou menos 20% das pessoas. Elas têm dificuldade para enxergar, como o apagamento de um campo de visão, a presença de pontos brilhantes ou dificuldade para focar uma imagem. Outros sintomas são formigamentos nos braços que sobem até a face ou dificuldade da fala. O tratamento desse tipo de enxaqueca requer uma equipe multidisciplinar, que pode incluir profissionais da psiquiatria.

Sobre autor

Nossa Radio USA - News

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment

EnglishPortuguese