Flórida América Destaques

Eleições: Primárias da Flórida prometem ter as disputas mais acirradas dos EUA

Com cerca de dois meses antes do início das eleições primárias da Flórida, a disputa promete ser acirrada para preencher assentos no Congresso. Isso porque a saída de quatro deputados da Câmara dos EUA, uma nova vaga para a Flórida no Congresso e o novo desenho do mapa político estadual estão mudando as estratégias dos políticos do estado até 23 de agosto, dia marcado para as primárias.

Charlie Crist
Rep Democrata Charlie Crist

Uma das disputas é entre o ex-governador e atual deputado Charlie Crist e a comissária de Agricultura Nikki Fried pela indicação democrata para enfrentar o governador republicano Ron DeSantis. As disputas no Congresso também prometem receber muita atenção enquanto os republicanos tentam recuperar o poder na Casa dos Representantes.

Ron DeSantis - Governador da Flórida.
Ron DeSantis – Governador da Flórida.

Uma das primárias mais concorridas também é para um distrito da área de Orlando que favorece os democratas. Os ex-deputados dos EUA Alan Grayson e Corrine Brown estão entre os 10 candidatos. Brown, de Jacksonville, cumpriu recentemente dois anos de prisão por fraude fiscal. A condenação foi descartada e ela se declarou culpada de uma única acusação de fraude para evitar um segundo julgamento.

Grayson, conhecido por comentários inflamados, foi eleito pela primeira vez para o Congresso em 2006, mas acabou não sendo reeleito. Ele voltou ao Congresso em 2011 para mais dois mandatos antes de desistir da cadeira para tentar o Senado e acabou perdendo. Dois anos depois, ele perdeu uma tentativa de ser eleito para o Congresso novamente.

A democrata Val Demings está concorrendo ao Senado. Ela disputa a vaga com o senador estadual Randolph Bracy. Seis republicanos também buscam uma vaga no Senado dos EUA.

Em um distrito entre Tampa e Lakeland que deve favorecer o Partido Republicano, cinco republicanos estão buscando a indicação, incluindo a ex-secretária de Estado Laurel Lee, a senadora estadual Kelli Stargel e o deputado estadual Jackie Toledo. Cinco democratas também disputam uma indicação.

Vários democratas esperavam substituir Crist em uma cadeira em São Petersburgo, mas o distrito foi redesenhado para favorecer os republicanos e todos desistiram, exceto Eric Lynn, que serviu como conselheiro de secretários de defesa durante o governo do presidente Barack Obama.

Do lado republicano estão Anna Paulina Luna e Amanda Makki – que ficaram em primeiro e segundo, respectivamente, nas primárias do Partido Republicano de 2020.

A deputada norte-americana Sheila Cherfilus-McCormick enfrentará uma primária para manter o assento no sul da Flórida que conquistou em uma eleição especial de janeiro. O ex-prefeito do condado de Broward, Dale Holness, que perdeu as primárias do ano passado para Cherfilus-McCormick por cinco votos, está na disputa, assim como a deputada estadual Anika Omphroy.

Rep. Dem Val Demings
Rep. Dem Val Demings

Em um distrito redesenhado que se estende da área de Orlando à costa leste, oito republicanos, incluindo o deputado estadual Anthony Sabatini, buscam uma indicação. Quatro democratas também se enfrentam no distrito de tendência republicana. A vaga está aberta porque a deputada democrata Stephanie Murphy vai deixando o cargo.

O deputado republicano dos EUA Dan Webster, que está no sexto mandato, vai enfrentar a ativista de extrema-direita Laura Loomer em um distrito da Central Florida. Dois anos atrás, Loomer derrotou facilmente outros cinco republicanos para enfrentar a deputada democrata Lois Frankel em um distrito da área de Palm Beach. Loomer perdeu as eleições gerais por 20 pontos percentuais.

Jared Moskowitz, um ex-deputado estadual que atuou como diretor de gerenciamento de emergências do estado no governo de Ron DeSantis, é o mais conhecido dos seis democratas que esperam substituir o deputado aposentado Ted Deutch em um distrito fortemente democrata do sul da Flórida. Seis republicanos também disputam uma vaga nas primárias.

Nas disputas legislativas, sete candidatos ao Senado e 28 candidatos à Câmara já têm vitória garantida sem adversários nas primárias ou nas eleições gerais.

Sobre autor

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment