Imigração

DHS planeja enviar imigrantes da fronteira para o interior do país

O Departamento de Segurança Interna planeja transportar imigrantes que são aceitos nos postos de controle da fronteira sul e aguardam procedimentos de imigração dentro dos EUA mais para o interior do país.

O plano começaria com Los Angeles nas próximas semanas. Por ele, o DHS arcaria com os custos de ônibus e voos para aliviar a superlotação nas cidades de fronteira, onde alguns abrigos já não comportam o número de imigrantes recém-chegados. Em algumas cidades, os agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras, ou CBP, chegaram a liberar imigrantes nas ruas por não ter onde colocá-los.

Normalmente, os imigrantes que têm permissão para permanecer no país e fazer pedidos de asilo são liberados para abrigos administrados por organizações religiosas e não governamentais após serem liberados da custódia do CBP. De lá, eles pagam voos e transporte de ônibus para as cidades onde vão perante os juízes de imigração que decidirão sobre seus pedidos de asilo.

O novo modelo usaria fundos federais para enviar os imigrantes para abrigos em cidades mais distantes antes de irem para seus destinos finais. Além de Los Angeles, serão enviados para Albuquerque, Novo México; Houston; Dallas; e outras cidades. O DHS está trabalhando com abrigos em cada uma das cidades antes de mover os imigrantes. O Centro de Coordenação da Fronteira Sudoeste da agência, que combina funcionários da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências, Imigração e Alfândega, CBP e outras agências, está coordenando o esforço.

Em um comunicado, um porta-voz do DHS disse que “nenhuma decisão foi tomada”. “Se uma decisão for tomada”, disse o porta-voz, “o DHS continuará a coordenar e apoiar cidades e ONGs para facilitar o movimento de qualquer indivíduo encontrado na fronteira sudoeste que seja colocado em processo de remoção até os próximos passos em seu processo de imigração.”

Internamente, funcionários do DHS se referiram ao modelo como o “plano Abbott”, referindo-se à decisão do governador do Texas Greg Abbott de transportar imigrantes do Texas para Washington, D.C. Pelo menos oito ônibus fizeram a viagem. Muitos aceitaram a viagem gratuita de 30 horas até Washington para chegar mais perto dos destinos finais na Costa Leste.

Uma ordem de saúde pública Covid-19 conhecida como Título 42, que proíbe muitos requerentes de asilo desde 2020, ainda está em vigor. Em abril, menos de 50% dos imigrantes foram expulsos sob a ordem, o último mês para o qual há dados disponíveis. O CBP encontrou 234.088 imigrantes naquele mês, um recorde; alguns deles tentando a travessia mais de uma vez.

About the author

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comment

Click here to post a comment