Mundo Animal

Conheça o sofisticado e interessante cérebro das abelhas

As abelhas têm habilidades cognitivas fascinantes. Para sobreviver na natureza, eles devem aprender a navegar com precisão a quilômetros de distância de seu ninho, localizar e lembrar quais flores dão as melhores recompensas, coletar pólen e néctar e voltar para casa com segurança.

Apesar da crença popular de que os insetos se movem por instintos simples e predeterminados, levar a vida de uma abelha é um pouco mais difícil. Eles precisam processar informações complexas e tomar decisões. E isso requer um cérebro sofisticado.

Para ter boa memória, elas precisam de uma boa noite de sono. Em laboratório, utilizando principalmente abelhas ( Apis mellifera ) e zangões ( Bombus terrestris ), não só foi demonstrado que aprendem a associar cores a determinados estímulos, como uma recompensa açucarada, mas também que, para corrigir esta aprendizagem, eles exigem de um sono tranquilo e imperturbável.

As abelhas não aprendem apenas por tentativa e erro, mas também podem aprender imitando seus pares. Embora seja difícil de investigar, foi demonstrado que as abelhas podem entender o pensamento simbólico e processar os números. Na verdade, eles até sentem algo parecido com otimismo ao tomar decisões e são mais “arriscados” quando tiveram sorte recentemente. Portanto, ter um cérebro grande pode ser vantajoso para eles, pelo menos quando precisam contar flores ou memorizar paisagens.

No planeta, são mais de 20 mil espécies diferentes de abelhas e nem todas têm cérebros igualmente grandes. Ao nos referir ao tamanho do cérebro, é sempre relativo ao tamanho do corpo, já que espécies maiores geralmente têm corações maiores, estômagos maiores e cérebros maiores também.

Portanto, a pergunta adequada é: por que existem espécies com cérebros muito menores do que esperávamos pelo tamanho do corpo e outras com cérebros muito maiores do que o esperado? O cérebro é um órgão muito caro para desenvolver e manter, portanto, se existem espécies que investem em cérebros grandes, isso deve ser justificado evolutivamente.

About the author

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comment

Click here to post a comment