Covid-19 Destaques

CDC estende exigência de máscara no transporte público até 3 de maio

A exigência nacional de máscara para transporte público foi estendida por mais 15 dias, enquanto as autoridades de saúde monitoram um aumento nos casos de COVID-19. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças anunciaram a prorrogação do prazo nesta quarta-feira, 13. A exigência deveria expirar em 18 de abril.

Como justificativa, autoridades de saúde pediram mais tempo para estudar a subvariante BA.2 omicron que agora é responsável pela grande maioria dos casos no país. “Para avaliar o impacto potencial que o aumento de casos tem sobre doenças graves, incluindo hospitalizações e mortes, e a capacidade do sistema de saúde, a ordem do CDC permanecerá em vigor neste momento”, disse a agência em comunicado.

Quando a Administração de Segurança de Transportes, que aplica a regra para aviões, ônibus, trens e centros de trânsito, estendeu a exigência no mês passado, disse que o CDC esperava lançar uma estratégia de uso de máscara mais flexível que substituiria a exigência nacional.

O mandato da máscara é uma das únicas restrições governamentais ainda em vigor para controlar a pandemia e, possivelmente, a mais controversa. Uma onda de incidentes abusivos e às vezes violentos em aviões foi atribuída principalmente a disputas sobre o uso de máscaras.

Os críticos aproveitaram o fato de que os estados reverteram as regras que exigem máscaras em restaurantes, lojas e outros ambientes internos, e ainda assim os casos de COVID-19 caíram acentuadamente desde que a variante ômicron atingiu o pico em meados de janeiro.

Houve um ligeiro aumento nos casos nas últimas semanas, impulsionado pela cepa BA.2, com casos confirmados diários em todo o país subindo de cerca de 25.000 por dia para mais de 30.000. Esses números são uma subconta, já que muitas pessoas agora testam positivo em testes em casa que não são relatados às agências de saúde pública.

Doenças graves e mortes tendem a atrasar as infecções por várias semanas. O CDC está aguardando indicações sobre se o aumento de casos se correlaciona com um aumento nos resultados adversos antes de anunciar uma política de máscara menos restritiva para viagens.

Sobre autor

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment