Imigração Internacionais Turismo

Canadá quer receber 1,4 milhão de migrantes nos próximos três anos

No começo do mês, o ministro da Imigração do Canadá, Sean Fraser, anunciou que o país planeja receber em torno de 1,4 milhão de migrantes nos próximos três anos – uma alta de 13% na meta inicial.

Pelos cálculos, só no ano que vem são esperados 465 mil novos residentes permanentes para ampliar a força de trabalho do país. Para 2024, serão 485 mil e até 500 mil em 2025.

O Canadá possui mais de 70 tipos de programas de imigração, que abrangem desde estudantes e profissões específicas, até parentes de pessoas que já moram por lá e atletas. E as dez províncias e três territórios que compõem o país também contam com seus próprios programas.

A principal forma de conquistar o green card canadense é através do programa federal Express Entry (EE), que é baseado em um sistema de pontuação.

O imigrante recebe pontos por sua idade, formação acadêmica, experiência profissional, além de proficiência de inglês e francês. Quanto maior for a pontuação, maiores são as chances de ser aceito no país.

Também é preciso ser trabalhador qualificado e com experiência de trabalho; trabalhador de ocupações técnicas, como profissionais da construção civil e operadores de máquinas industriais; ou ter, pelo menos, um ano de experiência profissional no Canadá.

Via estudos
Outra opção é através do Post-graduation Work Permit. A pessoa vai para o Canadá para fazer um curso de no mínimo oito meses – não são válidos cursos de idioma, apenas de ensino superior e profissionalizantes – e pode pedir um visto temporário de trabalho.

Antes da pandemia, quem optava por estudar, só poderia trabalhar por meio período. Isso dificultava que a pessoa conseguisse um emprego na sua área de formação e a obrigava a atuar em atividades de entrada.

No entanto, o governo liberou temporariamente trabalhos full time para os estudantes, na tentativa de aumentar a força de trabalho.

Sobre autor

Nossa Radio USA - News

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment

EnglishPortuguese