Eleições Destaques

Brasil terá horário unificado nas eleições pela primeira vez

Pela primeira vez nas eleições do Brasil, todas as seções eleitorais do país vão funcionar das 8am às 5pm no horário de Brasília. Isso significa que cidades e estados em fusos diferentes deverão adequar os horários de funcionamento. De acordo com o TSE, serão adotados os seguintes horários locais:

  • Das 6am às 3pm: Acre e 11 municípios do Amazonas (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença)
  • Das 7am às 4pm:demais municípios do Amazonas; Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima
  • Das 9am às 6pm: Fernando de Noronha (PE)

Com a unificação dos horários, a divulgação dos resultados deve começar às 5pm (horário de Brasília), quando a votação se encerra em todo o país. Segundo o TSE, eleitores que ainda estiverem na fila quando o relógio bater 5pm ainda poderão votar. A unificação dos horários nacionais não altera a votação dos brasileiros que se cadastraram para participar fora do Brasil.

As urnas no exterior ficarão abertas pelo mesmo intervalo de nove horas – das 8am às 5pm, no horário local do país onde a votação ocorrer. Quem está no exterior só vota para presidente e vice-presidente da República.

Para votar, o eleitor deverá ir à sua seção eleitoral, disponível no site do TSE, portando documento de identificação com foto (carteira de identidade, de trabalho, de motorista ou certificado de reservista) mais o título de eleitor – se esquecer o título, é possível votar se apresentar documento com foto (não serve certidão de casamento ou nascimento). O Eleitor que se recusar a entregar celular a mesário será impedido de votar

Além disso, os eleitores poderão usar o e-título, aplicativo de celular que traz a versão digital do título de eleitor impresso. O e-titulo contém as informações sobre a situação do eleitor e local de votação, e pode até substituir o documento com foto para aquele eleitor que já fez o recadastramento biométrico.

Sobre autor

Nossa Radio USA - News

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment