Mundo Animal

Borboletas “Mornarcas”podem desaparecer do planeta

As borboletas “Monarcas”, um dos insetos mais populares no mundo, estão prester a entrar em extinção, de acordo com uma organização global focada em conservação e sustentabilidade.

Em um comunicado, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) adicionou a espécie migratória à sua “Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, na categoria “em perigo”.

“É difícil ver essa espécie e a sua migração extraordinária à beira do colapso, mas há sinais de esperança”, disse a oficial de sobrevivência de espécies de polinizadores invertebrados da New Mexico BioPark Society, Anna Walker, que trabalha em parceria com a IUCN.

De acordo com o serviço Florestal americano, a “Monarca” é a única borboleta conhecida por fazer uma migração bidirecional como as aves. Todo inverno, as que vivem na parte leste da América do Norte migram para as montanhas de Sierra Madre, no México, e os do oeste migram para as regiões costeiras da Califórnia, segundo a agência federal.

A “lista vermelha”da IUCN mostra também quais ações precisam ser tomadas para salvar a natureza da extinção e é um recurso citado, frequentemente, em pesquisas científicas revisadas por pares, de acordo com o seu site.

A IUCN estima que a população nativa de borboletas monarca diminuiu entre 22% e 72% na última década, e a população ocidental diminuiu 99,9% entre as décadas de 1980 e 2021, o que confirma a proximidade de sua extinção.

Sobre autor

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment