Flórida América

Após um ano de desabamento de prédio em Surfside, investigação aponta que o clima pode ter sido uma das causas do colapso

SURFSIDE, FLORIDA - JUNE 26: Members of the South Florida Urban Search and Rescue team look for possible survivors in the partially collapsed 12-story Champlain Towers South condo building on June 26, 2021 in Surfside, Florida. Over 150 people are being reported as missing as search-and-rescue efforts continue with rescue crews from across Miami-Dade and Broward counties. (Photo by Joe Raedle/Getty Images)

Os engenheiros responsáveis pela investigação do desabamento dos 12 andares da Champlain Towers South e que matou 98 pessoas ainda estão analisam várias causas possíveis para a tragédia – incluindo se o clima ou a água retida na estrutura do prédio ao longo do tempo podem ter deixado danos que contribuíram de alguma forma para o desastre.

“As cargas de vento são claramente uma questão importante no sul da Flórida e planejamos compilar um registro de eventos de vento significativos ao longo dos 40 anos de vida do edifício”, disse John Harris, líder do projeto da equipe federal de especialistas que tenta descobrir o que aconteceu em Surfside, norte de Miami Beach.

Harris não especificou que tipo de eventos de vento podem ser analisados. O condomínio Champlain Towers South foi ocupado em 1981. Onze anos depois, o furacão Andrew atingiu o condado de Miami-Dade e se tornou um dos furacões mais destrutivos dos EUA já registrados com ventos que chegaram a 164 mph. A partir da passagem do Andrew, houve uma reformulação total nos códigos de construção da Flórida.

Em 2005, antes de devastar Nova Orleans e áreas vizinhas, o furacão Katrina chegou perto de Miami como um furacão de categoria 1 com ventos sustentados de cerca de 130 km/h. Também em 2005, o furacão Wilma atravessou o sul da Flórida com rajadas de até 92 mph no Aeroporto Internacional de Miami.

O furacão Irma atingiu a Florida Keys em 2017 e trouxe rajadas de vento de até 109 mph para Miami e Fort Lauderdale chegando a derrubar um guindaste de construção em um canteiro de obras no centro de Miami.

Os investigadores estão apenas começando a realizar testes mais aprofundados em pedaços dos destroços e outras evidências físicas que foram armazenadas em um armazém no condado de Miami-Dade. Eles afirmaram que pode levar anos até que a causa do colapso das Torres Champlain seja conhecida de fato.

About the author

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comment

Click here to post a comment