Política Brasil

Após duas semanas Lula volta a Brasília com Haddad para negociar PEC e definir lista de ministros

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desembarcou em Brasília na noite deste domingo (27) para dar continuidade aos trabalhos da transição de governo. Lula deve despachar nesta semana do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde funcionam as salas da transição.

Lula chegou à capital federal pouco antes das 20h40 acompanhado da futura primeira-dama, Janja da Silva, e do ex-ministro Fernando Haddad (PT). Derrotado em segundo turno na eleição para o governo de São Paulo, Haddad vem sendo cotado para comandar o Ministério da Fazenda de Lula.

O presidente eleito ficou ausente da capital federal nas últimas duas semanas – primeiro, para participar da Conferência do Clima (COP 27) no Egito, e depois se recuperando em São Paulo de uma cirurgia para retirar uma lesão na laringe.

Nos próximos dias, Lula deve enfrentar três desafios principais:

-reorganizar a articulação política da transição e da PEC do Bolsa Família;

-definir a composição ministerial do próximo governo

-e concluir a composição das equipes de transição ainda pendentes.

Faltando pouco mais de um mês do início do governo, aliados têm cobrado que Lula assuma a liderança das negociações da proposta de emenda à Constituição (PEC) que retira do teto de gastos os recursos para o programa Bolsa Família.

Amigo próximo do presidente eleito, o senador Jaques Wagner (PT-BA) chegou a apontar também que a indefinição de um nome para o comando do Ministério da Fazenda tem atrapalhado.

O cenário tem atrasado o encaminhamento ao Congresso Nacional de um texto de consenso da PEC. Para colocar um freio de arrumação no processo, o presidente eleito participará presencialmente das discussões a partir desta semana.

Sobre autor

Nossa Radio USA - News

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment

EnglishPortuguese