Bem Estar

Açaí é o segundo maior antioxidante do planeta; conheça os benefícios para o seu corpo

Típico da região amazônica, o açaí é recheado de nutrientes que fazem bem à saúde. Fruto do açaizeiro, uma espécie de palmeira, ele é originário do norte do Brasil. Também conhecido pelo nome científico Euterpe oleracea, hoje é produzido em diversas regiões do país e do mundo. O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios. É considerado o segundo maior antioxidante existente, ficando atrás somente do cacau. Encontramos na fruta as vitaminas C, B1 e B2. Além disso, o açaí também possui uma boa quantidade de fósforo, ferro e cálcio.

O açaí contém ácido oléico, palmíticos, palmitoléicos e cianídrico, lignina, niacina, proteínas, gordura vegetal, frutose, glicose, sacarose, fibras brutas, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco, fósforo, vitamina B1, α-Tocoferol (vitamina E), vitamina C, antocianinas.

A ação principal do açaí é de antioxidante, devido principalmente à presença das antocianinas. Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e da melhora do perfil lipídico (aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim).

Entre outros muitos benefícios do açaí está a prevenção de doenças. Esses mesmos antioxidantes também melhoram a sensibilidade da insulina e reduzem a pressão arterial. O que ajuda muito na prevenção de doenças cardiovasculares.

Quem curte tomar açaí garante, também, mais energia e disposição. Ele é muito rico em vitamina E, cálcio, magnésio e potássio, sendo interessante para praticantes de atividades físicas.

Açaí engorda?
Talvez você já tenha escutado que açaí é engorda, mas será mesmo? A explicação, é que ele é calórico, pois possui um elevado teor de lipídios. O que se deve ressaltar, no entanto, é que a fruta contém ácidos graxos insaturados, gorduras de perfil semelhante às do azeite de oliva. Ou seja, para o coração, se consumido sem exagero, o açaí é um coquetel maravilhoso de gordura benéfica com antocianina. Em uma tigela, você também garante fibras e proteínas. Na verdade o que engorda é comer em excesso ou a forma como você ingere o açaí. Por serem altamente calóricos, não é indicado, por exemplo, adicionar muito açúcar ou xarope.

 

Sobre autor

Avatar

Nossa Radio USA - News

Add Comentário

Click here to post a comment