Tecnologia

97% dos jovens usam internet todos os dias

Internet
Internet

A Pew Research Center, companhia americana especializada em pesquisas sobre problemas públicos e assuntos sociais, divulgou uma pesquisa na quinta-feira (11) em que o resultado aponta que metade adolescentes americanos usam a internet consistentemente.

A pesquisa contou com 1,316 adolescentes de todo os Estados Unidos e mostrou um aumento de 25% no uso de redes sociais em comparação a pesquisa da própria Pew Research Center no ano de 2015. No geral, 92% dos adolescentes utilizavam internet em 2015, hoje, o número é de aproximadamente 97%

Outro dado curioso da pesquisa é que os adolescentes estão mais focados em plataformas online de vídeo como o TikTok e YouTube, que dominaram a pesquisa. Em 2015, o Facebook dominava a lista de redes sociais mais usadas nos Estados Unidos.

De fato, apenas 32% dos adolescentes entre 12 e 17 anos utilizam Facebook, enquanto 72% utilizavam a rede social em 2015. Instagram, TikTok, YouTube e Snapchat estão a frente do Facebook, segundo a pesquisa.

O YouTube é o aplicativo mais utilizados por adolescentes no país. Ao todo, mais de 95% dos adolescentes utilizam a plataforma, enquanto 25% a utiliza consistentemente durante o dia. O TikTok aparece em segundo na lista com um pouco menos de 25% usuários constantes.

O Instagram e Facebook vem tentando criar ferramentas similares as outras mídias sociais para tentar ganhar popularidade entre os jovens, como por exemplo os stories e reels, porém, nenhum resultado expressivo foi alcançado.

Para medida de comparação, o Instagram e Facebook foram as redes sociais que mais perderam usuários jovens nos últimos anos. No entanto, os adolescentes hoje têm duas chances mais de serem usuários do Instagram em vez do Facebook.

Outra surpresa da pesquisa é o indício que os adolescentes preferem utilizar o Snapchat, serviço de mensagens via fotos instantâneas, do que os aplicativos tradicionais de mensagem como iMessage e WhatsApp.

Sobre autor

Avatar

Gustavo Lopes

Add Comentário

Click here to post a comment